Importante: Confira ao video abaixo um resumo completo sobre a Pré-História!
1- Origem Humana
Existem duas teorias que relatam como o ser humano foi criado: CRIACIONISMO E EVOLUCIONISMO
CRIACÍONISMO: Essa teoria relata que o ser humano é uma criação especial de Deus, ou seja é uma visão religiosa conhecida como criacíonismo.
EVOLUCÍONISMO: Essa é uma teoria proposta por Charles Darwin ao qual relata a origem das espécies. Segundo ele todos os seres vivos evoluíram a partir de um ancestral comum, para ele o mecanismo biológico pelo qual as espécies mudam, evoluem e se diferenciam é a seleção natural, processo em que os indivíduos mais adaptados ao meio ambiente têm maiores chances de sobreviver e deixar descendentes.
A implicação da teoria evolucionista de Darwin é que o homem descende de algum animal semelhante ao macaco, e não é produto de uma criação especial.
2 - As primeiras sociedades
A Pré-história é composta por dois grande períodos : PALEOLÍTICO E NEOLÍTICO
PALEOLÍTICO
Paleolítico quer dizer pedra antiga, é mais conhecido como período de selvageria, ou Idade da Pedra Lascada.
Conhecido como o mais extenso período da história humana, o Período Paleolítico abrange uma datação bastante variada que vai de 2,7 milhões de anos até 10.000 a.C. Desprovido de técnicas muito sofisticadas, os grupos humanos dessa época desenvolviam hábitos e técnicas que facilitavam sua sobrevivência em meio às hostilidades impostas pela natureza.
Nesse período, as baixas temperaturas da Terra obrigavam o homem do Paleolítico a viver sob a proteção das cavernas. Uma das mais importantes descobertas dessa época foi o fogo. Com esse poderoso instrumento, os homens pré-históricos alcançaram melhores condições de sobrevivência mediante as severas condições climáticas. Além disso, o domínio do fogo modificou os hábitos alimentares humanos, com a introdução da caça e vegetais cozidos.
Sem contar com técnicas de produção agrícola, o homem vivia deslocando-se por diversos territórios. Praticantes do nomadismo, os grupos paleolíticos utilizavam dos recursos naturais à sua volta. Depois de consumi-los, migravam para regiões que apresentavam maior disponibilidade de frutas, caça e pesca. Para fabricar suas armas e utensílios, os homens faziam uso de osso, madeira, marfim e pedra. Em razão dessas características da cultura material do período, também costumamos chamar o Paleolítico de Período da Pedra Lascada.
Por volta de 40 mil anos, os povos do paleolítico começaram a viver em grupos mais populosos. Ao mesmo tempo, começaram a criar novas moradias feitas a partir de gravetos e peles de animais. Uma das grandes fontes de compreensão desse período é encontrada nas paredes das cavernas, onde se situam as chamadas pinturas rupestres. Nelas temos informações sobre o homem pré-histórico referente à suas ações cotidianas.
No fim do Paleolítico, uma série de glaciações transformou as condições climáticas do mundo. As temperaturas tornaram-se mais amenas e, a partir de então, foi possível o processo de fixação dos grupos humanos. Com isso, uma série de mudanças marcou a passagem do período Paleolítico para o Neolítico.
Outra forma de arte realizada neste período foram as estatuetas femininas esculpidas em marfim. Essas estatuetas eram chamadas de Vênus tinham uma estatura pequena, seios fartos e quadris desmedidos, representando um conceito de fertilidade.
Os Ritos e a Arte no Paleolítico
Ritos mágicos – são cerimónias(danças,gritos, gestos, verbalizações,venerações, sacrifícios, uso de máscaras, etc)que visavam obter efeitos sobrenaturais e,por isso, o Homem utilizava-os comotentativa de dominar a natureza.
Hominídeos que viveram no Paleolítico
Australopitecos , Homo Habilis, Homo Erectus, Homo Sapiens, Homem de Neanderthal e Homem de Cro-Magnon.
NEOLÍTICO:
Também conhecido como Nova Idade da Pedra e Idade da Pedra Polida, o Período Neolítico
Diferente da Era Paleolítica
São construídas as primeiras moradias, similares a pequenos cubículos feitos de palha e madeira. Geralmente, os neolíticos trabalhavam coletivamente, saindo em numerosos grupos para as poucas atividades de caça e pesca. As mulheres eram responsáveis por garantir o bem-estar das pequenas aldeias, permanecendo com os filhos e cuidando da agricultura. Com mais tempo para interagirem entre si, os neolíticos desenvolveram as primeiras atividades de lazer, descobrindo a arte da cerâmica e a forma de comercializá-la.
Apesar de indícios científicos apontarem para a Era Paleolítica o surgimento do comércio, foi na Era Neolítica que ele teve melhor aplicação. O homem neolítico cria o dinheiro, que era representado inicialmente por sementes de cores diferentes, para facilitar a troca de mercadorias, muitas vezes cerâmica, armamentos com pedras talhadas, objetos de pederneira e minério. Também data da Era Neolítica a criação do primeiro barco.
Outro importante avanço é a domesticação de animais, o que possibilitou maior proximidade deles com o homem (como acontece com o cão) e trouxe mais variações alimentícias, como a criação de gados, cabras e porcos.
As vestimentas também sofreram alterações do homem paleolítico; devido ao frio intenso da Era Glacial, o homem paleolítico se cobria com pele de animal, enquanto o neolítico passou a fabricar as primeiras roupas com lã, algodão e linho para facilitar na locomoção e trazer mais conforto em relação ao clima mais ameno.
A Era Neolítica é considerada o último período pré-histórico. Antes de seu fim, ocorreu a Idade dos metais, que consolidou a importância do bronze na fabricação de armamentos manuais.
O surgimento da escrita e a criação do Estado nas primeiras civilizes da Antiguidade maraçõcou o fim da Era Neolítica.
Assista ao video logo abaixo, que irá lhe informar a respeito da Idade dos metais;